top of page

Contatos

Palestrante

M.Sc. Marcos Rugnitz Tito (marcos.rugnitz@gmail.com)

Eng. Florestal com pós-graduação em Sistemas Agroflorestais Tropicais, há nove anos desenvolve ações, pesquisas e publicações em temas relacionados ao PSA-carbono. Neste período foi pesquisador no grupo Cambio Global do CATIE/Costa Rica (2004 a 2007), no Centro Mundial Agroflorestal - ICRAF (2007 a 2011) e desenvolveu diversas consultorias para instituições internacionais como o PNUD/GEF, CIFOR, Bioversity International e ACCA. Atualmente, ocupa a posição de especialista em “incentivos econômicos para a conservação” para a Iniciativa Comunidades e Mercados do Forest Trends.
 



Moderação e Comunicação

Flávia Cunha (cunha.flavia@gmail.com)

Consultora independente, com capacidade e experiência na comunicação interpessoal e interinstitucional e moderação e logísticas de eventos virtuais e presenciais, com empatia para entender as necessidades dos companheiros de equipe e do público alvo em um projeto. Possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Desde 2006 atua em organizações sem fins lucrativos, ambientais e internacionais. Atualmente está como Moderadora da Comunidade de Prática Andes (CoP Andes), uma iniciativa realizada entre CIAT (Centro Internacional de Agricultura Tropical) e o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, dentro da Plataforma REGATTA.



Javier Ruiz (javiersosaruiz@gmail.com)

Ecólogo (Universidad Javeriana, Colômbia) com mestrados em Agroecología (Universidade Estadual do Maranhão, Brasil) e Manejo de Áreas Protegidas (universidades Autónoma de Madrid, Complutense & de Alcalá, Espanha). Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente da Colômbia, PNUD, OXFAM, WWF, e ICRAF, com aprendizados em tudo o que envolve o desenvolvimento rural. Posteriormente foi assessor em comunicações

 tendo interesse pela articulação e facilitação de processos .Sua habilidade e dinâmica de trabalho, e seu jeito de procurar consolidar os resultados de consultorias e pesquisas nas linguagens próprias de comunidades e participantes, tem-lhe levado à área de comunicações na que se desempenhou recentemente como assessor na Associação de Universidades Amazônicas - UNAMAZ e desde então foca seu trabalho na facilitação e aplicação de metodologias participativas para a articulação e o empoderamento de organizações e iniciativas.

bottom of page